domingo, 17 de março de 2013

UFC 158: St. Pierre vence Nick Diaz e mantém Cinturão


Aconteceu na madrugada desse domingo o UFC 158, diretamente do Bell Centre em Montreal, Canada. Quase 25 mil pessoas lotaram completamente a arena que recebeu o seu quarto maior público em eventos de lutas.

Na luta principal da noite, o  canadense Georges St. Pierre defendeu o seu cinturão dos meio-médios (até 77 kg) pela oitava vez. Agora, o desafiante escolhido foi americano Nick Diaz.

O primeiro a entrar é Nick Diaz que parece muito confiante. Logo em seguida, as luzes se apagam e GSP é anunciado para o delírio dos quase 25 mil espectadores canadenses. O campeão entra de Kimono e com a sua tradicional faixa na cabeça, com símbolos japoneses. GSP mostra muita concentração e foco na batalha.
No 1º round, Diaz tenta um chute e GSP cata a perna e a luta vai para o solo. O campeão fica batendo da guarda e Diaz tenta um "rolo" e dá as costas para o canadense. O desafiante tenta ficar em pé, mas GSP golpeia das costas. Diaz sente a pressão dos golpes de GSP.

No 2º round, GSP trabalha os jabs até achar o momento certo de levar a luta para o solo com um "single leg". Agora o campeão golpeia da guarda de Diaz. A torcida grita o nome do campeão, como se fosse em uma final de copa do mundo. A luta volta em pé. Diaz baixa a guarda e provoca GSP. Mais um round com total vantagem canadense.

No 3º round, Diaz aumenta a provocação e chama GSp para a luta. O campeão não aceita a provocação e leva novamente a batalha para o solo, onde golpeia das costas de Diaz. A luta volta em pé. GSP trabalha bem os jabs. A trocação fica mais aberta. GSP tenta uma queda que, pela primeira vez é defendida por Diaz. O desafiante acerta bons cruzados e o canadense sente. O campeão leva para o solo. Assalto empatado.

No 4º round, GSP retorna à cautela dos primeiros assaltos e já solta jabs. O campeão tenta duas quedas, bem defendidas por Diaz. Agora GSP consegue um double leg e leva para o chão, trabalhando golpes da meia-guarda. O desafiante tenta se levantar. Assalto de St. Pierre. 

No 5º round, GSP segue trabalhando os jabs. Diaz tenta um chute e cai. O campeão vai para cima com tudo no solo. Diaz tenta uma kimura. GSP escapa e segue nas costas. O canadense olha para o cronômetro para saber quanto tempo falta. Um minuto resta. GSP administra a vitória na luta que volta em pé. O canadense agora consegue outra queda. Mais um assalto com vantagem canadense. No final, Georges vence por decisão unânime, mantendo o seu reinado.
Assista ao video da luta na integra 


Na segunda luta mais relevante, os americanos Carlos Condit  e Jonhy Hendricks foram para a batalha. O duelo assinalaria o próximo desafiante ao cinturão. Hendricks fez a tática correta nos três assaltos, encurtando e botando a luta para o solo, onde dominou o perigoso Condit. No final, os jurados deram a vitória para Hendricks que será o próximo desafiante ao título de St. Pierre.

Dana White anunciou que a Ronda Rousey será treinadora da próxima edição do TUF nos Estados Unidos. A musa espera pela vencedora do duelo entre Miesha Tate e Cat Zingano para conhecer a outra treinadora. Tate e Miesha se enfrentarão no dia 13 de abril.

Destaque para o espetacular nocaute - com um cruzado de direita - do americano Jake Elenberger sobre o seu compatriota Nate Marquardt, em um duelo de meio-médios.

Confira os resutados completos:
- Georges St-Pierre venceu Nick Diaz por decisão unânime(título meio-médios);
- Johny Hendricks venceu Carlos Condit por decisão unânime;
- Jake Ellenberger nocauteou Nate Marquardt no 1º round;
- Chris Camozzi venceu Nick Ring por decisão dividida;
- Mike Ricci venceu Colin Fletcher por decisão unânime;
Lutas Preliminares
- Patrick Cote venceu Bobby Voelker por decisão unânime;
- Darren Elkins nocauteou Antonio Carvalho no 1º round;
- Jordan Mein nocauteia Dan Miller no 1º round;
- John Makdessi venceu Daron Cruickshank por decisão unânime;
- Rick Story nocauteou Quinn Mulhern no 1º round;
- TJ Dillashaw nocauteou Issei Tamura no 2º round;
- George Roop venceu Reuben Duran por decisão unânime.